sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rspostas!!! ; )

1- Sabendo que a principal é a Fani, você se espelhou em quem para criar ela e os
outros personagens?


Nenhum dos personagens foi inspirado em alguém por completo, porém todos
têm características de pessoas que eu conheço. Aos 16 anos eu tinha uma amiga,
por exemplo, que era louca por um menino que não estava nem aí pra ela, mas
mesmo assim ela não o esquecia, e daí eu tirei a inspiração para a Natália. Outra
amiga sempre percebia o que estava acontecendo antes, vivia dizendo como
todo mundo deveria agir, e a Gabi é um pouco inspirada nela. A mania do Leo
de gravar músicas eu tirei do meu próprio melhor amigo de adolescência. A Fani
se parece um pouquinho comigo, especialmente na timidez, no jeito sonhador,
na introversão… E por aí vai. Nenhum deles é uma pessoa especifica, mas todos
possuem fragmentos de alguém.

2- De onde você tirou a idéia da história do livro?

Foi meio de repente... Em outubro de 2004, exatamente na noite do início
de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de
começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas
que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar
do relógio, elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou
virando o capítulo dois do livro). Quando comecei a escrever, eu nem tinha ideia
do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema
da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para
ficar com ele. As características dela, como a paixão por cinema, surgiram um
pouco depois também.

3- Em que mês vai lançar o 4º livro?

No final do ano, provavelmente em outubro ou novembro.

4-E a idéia do filme, como está indo?

Eu fiz uma campanha no blog no final do ano passado (http://
blogfazendomeufilme.blogspot.com/2010/12/fazendo-nosso-filme.html) e obtive
mais de 1000 pedidos para que os livros fossem transformados em filmes.
Agora, com esses pedidos, o pessoal da minha editora está entrando em contato
com algumas pessoas do meio cinematográfico para ver a possibilidade de isso
acontecer. Com certeza eu contarei imediatamente no blog do livro, no meu twitter
(@paulapim) e em todos os lugares possíveis se isso se tornar realidade!

5-Se colocando no lugar da Fani, você faria as mesmas escolhas?

Exatamente as mesmas. Eu também teria tido vontade desistir da viagem por
causa do Leo. A diferença é que eu provavelmente nem teria ido, ou voltado
antes... Sou ainda mais “passional” do que a Fani.

6-Uma pergunta meio pessoal, não precisa responder, já apareceu algum Leo ou
um Cristian na sua vida?

O Leo do livro foi meio inspirado no meu melhor amigo de adolescência. Ele foi meu
primeiro amor “real”, mas nossa história foi um pouco diferente da dos livros. Já o
Christian... Ah, já apareceram vários meninos lindos por aqui, mas nenhum deles
virou astro de Hollywood! :)

7-Quando surgiu o seu interesse em escrever?

Eu adorava estudar Português no colégio, sempre tirava boas notas nas redações…
Na época do vestibular, resolvi fazer Jornalismo, para profissionalizar esse amor
pela escrita. Mas logo no começo do curso, eu me decepcionei. Descobri que eu
não queria relatar os fatos imparcialmente e, sim, colocar emoção nas linhas. Os
meus professores, ao lerem as minhas matérias jornalísticas, perguntavam se eram
crônicas. Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro
da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder
ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda. Mas foi com Fazendo
Meu Filme que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são
romances.

8-Você acha que tem uma pessoa em uma situação parecida com a da Fani?

Acho que sim, pois várias meninas me escrevem dizendo que se identificaram
demais com a Fani e que estão passando por situações muito parecidas com as
narradas no livro.

9-Vai ter alguma outra série de livros, ou apenas o Fazendo meu filme?

Estou escrevendo o primeiro da minha nova série, cuja protagonista é uma das
personagens secundárias de Fazendo meu filme. Ele vai ser lançado em setembro,
na Bienal do Livro do RJ.

10- Quando lançar o livro 4, em quais cidades você vai para o lançamento?

Como ainda demora um pouquinho, a editora ainda não definiu as cidades onde
fará os lançamentos. Mas certamente a primeira será Belo Horizonte, que é a
cidade da Fani! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário